Balão Intragástrico - Dr. Adorísio Bonadiman

Balão Intragástrico

Para que serve o balão intragástrico?

O balão intragástrico tem sido utilizado atualmente como terapia auxiliar na perda de peso em determinadas situações, como nos pacientes portadores de sobrepeso (IMC de 25 a 29,9 Kg/M2) ou nos portadores de superobesidade (IMC > 50 Kg/M2), nesta última situação, atuando como uma “ponte” para o tratamento cirúrgico definitivo e naquela como auxílio para se chegar ao peso ideal.

Calcule o seu IMC

Como é o procedimento?

Trata-se de um procedimento simples, realizado em caráter ambulatorial, sob sedação profunda, sem a necessidade de internação hospitalar. Introduzimos um balão de silicone até o estômago, sob visão e auxílio endoscópico. Em seguida, este balão é preenchido por cerca de 500 a 600 mL de uma solução de soro fisiológico associado a uma substância chamada Azul de Metileno. Caso ocorra uma ruptura espontânea do balão, o azul de metileno presente na solução será absorvido pelo intestino e dará uma coloração azul à urina, indicando que o paciente deve procurar o seu médico imediatamente.

Como o balão intragástrico ajuda a perder peso?

A presença do balão na câmara gástrica promove sensação de saciedade (perda de apetite) e reduz a capacidade do estômago, ajudando a reduzir a quantidade de calorias consumidas. Importante ressaltar que o uso do balão deve ser associado a medidas dietéticas e à prática de atividade física para que aja sucesso na perda ponderal.

O balão intragástrico pode causar desconforto?

Apesar de a colocação e a retirada serem simples, o uso do balão pode gerar algum desconforto para o paciente, especialmente nos primeiros dias após a sua colocação. São comuns a ocorrência de náuseas, vômitos e dor epigástrica que em geral melhoram após 2 a 3 semanas. Complicações como úlceras no estômago e necrose com perfuração do fundo gástrico, apesar de extremamente raras, também podem acontecer.

Agende uma Consulta!

Se você encontra-se com o peso um pouco acima do normal (sobrepeso) e tem dificuldades em perder peso apenas com dieta e atividade física ou se você está na faixa da superobesidade (IMC > 50 Kg/M2) e deseja perder um pouco do peso para reduzir o risco de uma cirurgia futura, converse com o seu médico a respeito do uso do balão gástrico como terapia auxiliar na perda ponderal. O resultado pode ser muito favorável quando esta técnica é adequadamente aplicada.

Conheça o
Dr. Adorísio Bonadiman

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006, fez residência médica em Cirurgia Geral - Programa Básico, seguido de Cirurgia Geral – Programa Avançado com ênfase em Cirurgia Laparoscópica e Cirurgia Oncológica [...]

Veja o currículo completo do Dr.
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?