Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) - Dr. Adorísio Bonadiman

Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE)

Para que serve a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica?

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um procedimento que permite ao médico diagnosticar problemas no fígado, vesícula biliar, ductos biliares e pâncreas.

Como é o procedimento da CPRE ?

A CPRE combina o uso de raios X e um endoscópio, o qual é um tubo longo e flexível, com iluminação e uma microcâmera na sua ponta. Através dele o médico pode ver o estômago e o duodeno por dentro, encontrar a papila de Vater (saída no intestino dos ductos biliar e pancreático), introduzir um cateter (sonda muito fina) através dele e injetar contraste para opacificar a árvore biliar e o pâncreas permitindo que sejam vistos aos raios X.

Este procedimento pode ser realizado com o paciente deitado de lado (decúbito lateral esquerdo) ou deitado de barriga para cima (decúbito dorsal) sob sedação ou anestesia geral. Um aparelho específico de endoscopia, chamado duodenoscópio, é introduzido até a topografia da papila duodenal maior (ou papila de Vater) para acessar a árvore biliar. Se o exame evidenciar um cálculo ou estreitamento dos ductos, o médico pode inserir acessórios pelo canal de trabalho do endoscópio para remover o cálculo ou aliviar a obstrução. Também poderão ser retiradas amostras de tecido (biópsias) para exame posterior.

Esse procedimento tem riscos?

As possíveis complicações da CPRE são a pancreatite (que ocorre em 5 a 7% dos pacientes) e em casos raros podem ocorrer infecção, hemorragia ou perfuração do duodeno.

A CPRE pode causar desconforto?

Nos exames realizados sob sedação, pode haver algum desconforto quando o médico injetar ar no duodeno e contraste nos ductos. Entretanto, os analgésicos e sedativos amenizam o desconforto. Após o procedimento, é preciso ficar no hospital por uma a duas horas até que termine a ação do sedativo.

Nos procedimentos sob anestesia geral, em geral, o paciente não sente qualquer desconforto. O médico se certificará que não há sinais de complicações antes do paciente ir embora. Se for executado algum tipo procedimento terapêutico durante a CPRE, tal como a remoção de um cálculo, é aconselhado a observação hospitalar por 24 horas.

Qual a preparação para realizar a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica?

O estômago e duodeno precisam estar vazios para o procedimento ser acurado e seguro. Então, o paciente não deve beber nem comer nada nas 8 horas que antecedem o exame. O médico precisará saber se o paciente tem algum tipo de alergia, especialmente ao iodo, pois o contraste é iodado. Também é preciso providenciar alguém para levar o paciente para casa, por conta dos sedativos. Além dessas orientações, o médico poderá fornecer outras instruções especiais.

Texto adaptado da Federação Brasileira de Gastroenterologia: http://www.fbg.org.br/Publicacoes/Exames/detalhe/20

Conheça o
Dr. Adorísio Bonadiman

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006, fez residência médica em Cirurgia Geral - Programa Básico, seguido de Cirurgia Geral – Programa Avançado com ênfase em Cirurgia Laparoscópica e Cirurgia Oncológica [...]

Veja o currículo completo do Dr.
Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?